“É preciso coragem para perder a inocência”

Exatamente o que está escrito na capa, traduz o livro: Coragem.

 

Excelente do começo ao fim, são 560 páginas que conta uma ficção que se passa em New Orleans e Paris, mas que traduz a verdadeira história de milhares de jovens (de 12 a 16 anos) que foram vendidas para se tornarem prostitutas durante a febre do ouro da Califórnia e do Klondike e também em Paris, local em que 4 em 5 mulheres usavam esse recurso para sobrevivência na época.

O livro conta a história de Belle, uma garota de 15 anos que cresceu em um bordel em Londres sem saber o que se passava lá. Sua mãe, Annie e a empregada que a criou como filha não permitem que a menina suba nos quartos após anoitecer, mantendo a inocência dela.

Belle descobre o que acontecia em sua casa quando adormece na cama de uma das meninas e se obriga a se esconder em baixo da cama, presenciando uma cena violenta e um assassinato. Sem mais demandas, para não revelar o livro, Belle é sequestrada e vendida para um bordel na França. A partir desse momento, o livro fica pesado. Mostra a França com outros olhos tirando da gente aquela imagem de que lá é perfeito, só tem pontos turísticos lindos e histórias maravilhosas. Algumas vezes durante o livro há também citações em francês, inclusive minha citação favorita do livro:

Ele segurou o rosto dela com as duas mãos e beijou-a com uma doçura grande demais para suportar. 

– Je défie les incendies, les inondations, et même l’enfer pour être avec vous (Eu enfrentaria o fogo, as inundações e até mesmo o inferno para estar com você) – ele murmurou ao soltá-la. – Agora, para o trem. Vá!”

 

É um livro angustiante… por vezes eu parei de ler para dar uma respirada e depois voltar. A autora mostra sem piedade o que acontecia com as mulheres que eram vendidas. Ela não poupa detalhes, por isso, você precisa estar preparado para ler. Aborda o tráfico de crianças e adolescentes, que é uma realidade que movimenta milhões todos os anos, muitas vezes terminando em morte, e roubando a inocência de crianças ao redor do mundo.

A leitura demora para “engrenar”.  O desenrolar da história é um pouco demorado, acho que por isso o número grande de páginas (mas isso NÃO torna o livro cansativo). Além do mais, o livro é lindo, com a capa escura e um rosto, que embeleza sua estante, sendo um ótimo motivo para tê-lo! haha

Eu não vou deixar mais spoilers por aqui, ou falar mais sobre a história, pra que você fique com vontade de ler e não perca essa história maravilhosa! Eu INDICO MUITO o livro, espero que todos leiam e entendam um pouquinho do que se passa ao nosso redor sem sabermos.

Título original: Belle
Autor(a): Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Categoria: Drama/Romance
Nota: 5/5  

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Gabriele Sauthier
Com 23 anos é formada em Biologia, mas apaixonada por animais desde criança. Sempre a mais alta da turma, ama estar com os amigos e também ama dias nublados, tocar violão, café e livros. Procurando sempre estar em contato com a natureza, admira as flores e qualquer ser vivo.

COMENTÁRIOS