Você já parou pra pensar que você pode magoar alguém mesmo não querendo? Isso acontece com muita frequência em nossa vida, principalmente no casamento. Quantas vezes um esposo já magoou a esposa porque esqueceu da data de aniversário de casamento? Ou então, quantas vezes ela já magoou ele por ter feito algum comentário na frente dos amigos que o deixou embaraçado?

É muito fácil magoar o outro quando estamos dentro de um relacionamento, dividindo o mesmo teto e compartilhando os desafios e lutas do dia a dia. Aquela pessoa se torna tão próxima de você, tão íntima que você acaba magoando sem nem perceber ou querer. Porém, as mágoas vão vir. Ah sim, elas vão vir e serão diárias.

Aquela pessoa que você ama tanto vai te magoar, e pode ter certeza que você vai magoar ela bem fundo também. Eu entendo que essa não é a sua intenção pois afinal você ama o seu esposo ou a sua esposa. Você o (a) escolheu e quer viver o resto da sua vida com ele (a), foi para ele (a) que você disse sim e é com ele (ela) que você planeja sonhos lindos.

Mas apesar das mágoas e dos desentendimentos, a coisa mais linda que alguém pode fazer é humildemente reconhecer o erro, mesmo que aquilo foi sem intensão, e pedir perdão. Quando você magoar alguém tão íntima de você como o seu cônjuge, você precisa ter um coração humilde para parar por um momento, deixar o seu orgulho de lado, e olhar para aquela pessoa que está ali triste, chorando,com o coração partido e pedir perdão. Mesmo que você acredite que não está errado (a), você pode pedir desculpas por ter magoado ela (e). Sua palavras podem ajudar a pessoa machucada a superar a mágoa.

Eu acredito, que se todo casal soubesse humildemente reconhecer que falhou e pedir perdão muitos relacionamentos seriam muito mais saudáveis. A própria Bíblia nos diz que se temos alguma coisa contra alguém, devemos primeiro ir até essa pessoa e pedir perdão.

Vamos pensar em duas situações aqui. Na primeira, a esposa gritou com o marido antes do jantar porque ele esqueceu de tirar o lixo. Ao invés de pedir perdão ela começa a justificar os seus erros: “eu só falei com você daquela forma porque você esquece de tirar o lixo todas as semanas e eu sempre tenho que ficar te cobrando…”. Vamos agora pensar na mesma situação porém a atitude e a fala da esposa seriam completamente diferente: “querido, eu não queria ter gritado com você daquela forma. Eu posso ver que eu te magoei. Eu não tive a intensão de te magoar porque eu te amo. Me perdoe por ter feito algo que feriu os seus sentimentos”. Você consegue perceber a diferença? Em qual situação você acha que o esposo se sentiria amado e que realmente os seus sentimentos seriam validados?

Justificar o seu comportamento não é o mesmo que pedir desculpas. Se você não tem um coração inclinado a pedir perdão, então comece hoje mesmo a pedir auxílio do Espírito Santo para transformar o seu coração. Se para você é muito difícil simplesmente reconhecer o seu erro, mesmo que sem intenção, então coloque os seus joelhos no chão e rogue pela misericórdia do Pai. Pedir perdão por ter magoado seu parceiro não quer dizer que você será inferior a ele. Ser humilde é completamente o contrário de se humilhar. Mesmo que as vezes você pense que não fez aquilo por mal e que o seu cônjuge entendeu tudo errado, você magoou aquela pessoa, os seus atos ou palavras machucaram ele (a). A pessoa magoada está ali, simplesmente esperando para ser acolhida por você e se sentir validada e amada.

Perdão significa amor. Deixar o “eu” de lado e pensar apensas no outro é amor. Seder aquele pouquinho, mesmo que você esteja “certo” é amor. Pedir desculpas e colocar o casamento acima dos seus próprios interesses é amor.

E não demore, não deixe muito tempo passar para você pedir perdão. Assim que você perceber que magoou o seu amor, ore e peça a Deus um coração humilde e vá até seu esposo (a) e peça perdão. Apenas peça perdão. Você não precisa justificar os seus erros, apenas peça desculpas. É claro que vocês podem conversar sobre o que aconteceu para aprenderem com aquela situação, porém naquele primeiro momento, APENAS peça perdão. Você vai perceber que diferença isso vai fazer não só no seu relacionamento mas também na sua vida. Deus quer que tenhamos um coração pronto a pedir perdão e reconhecer as nossas falhas. Então, abra o seu coração para a possibilidade de pedir mais perdão ao invés de justificar as suas falhas. Abra o seu coração para ser humilde e reconhecer os seus erros ao invés de “provar” que estava certo. Erros são erros e todos nós erramos. Temos que aprender a reconhecer os nossos erros e falhas e pedir perdão.

Hoje é um novo dia, uma nova oportunidade para você se desculpar por aquilo que fez o amor da sua vida chorar a noite passada. Não perca mais nem um minuto, corre lá e pede perdão. Tenho certeza de que Deus irá sorrir com essa atitude linda e humilde que você tomará. Apenas faça o que é certo e peça perdão de coração aberto.

Imagem: @perazzoli / Eduardo Perazzoli

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Danielle Luppi Colombari
Mora na Inglaterra, pós-graduada em Fisiologia Humana, adora música e atividade física. Faz de tudo para ter uma dieta saudável, mas não dispensa um delicioso brigadeiro. Ama cachorros, um dia ensolarado e um bom filme. Gosta de cuidar das plantas e cozinhar. Ama sua família e sempre está disposta a ouvir e ajudar as pessoas."Me encanto com o amor de Deus e vibro com cada experiência vivida ao lado de Cristo." - Danielle Luppi Colombari

COMENTÁRIOS